Fonte: Instagram – Vaz Galvão Advocacia
Divórcio com filhos pequenos !
Não é fácil para um casal terminar um casamento. Muitas vezes, eles passam muito tempo tentando resolver problemas antes se separar de forma definitiva.
Quando uma família se separa, os pais e o tribunal devem decidir o que é melhor para os filhos menores, incluindo como será a guarda, as visitas entre outros.
Para a separação com filhos pequenos, os pais não podem fazer o procedimento no cartório. Essa opção vale apenas para separações consensuais em que o casal não tenha filhos em comum.
Então, para a separação com filhos, o correto é procurar o judiciário, através de um advogado,isso não significa, no entanto, que o procedimento deve ser litigioso – com conflito.
Se as partes estão de acordo, poderão entrar conjuntamente na justiça, pedido a separação, determinando como será a divisão dos bens, a guarda , a pensão alimentícia entre outras obrigações. Dessa forma caberá ao juiz apenas analisar o caso, verificando se todos os direitos e garantias foram preservados.
No caso das crianças, para determinar a guarda, o juiz poderá contar com o suporte de outros profissionais do judiciário, como psicólogos, assistentes sociais e outros.
Agora, se o casal não estiver de acordo sobre algum ou alguns itens da separação, como por exemplo a guarda dos filhos, a separação deve ser litigiosa. Ou seja, existe um conflito e as partes devem apresentar suas razões.
O que importa é que de um jeito ou de outro o judiciário sempre vai preservar o bem estar das crianças envolvidas, fazendo o melhor possível, seja qual for a forma do processo de separação.
#direito de família. Procure seus direitos !